600 estudantes de Votorantim concluem o Proerd
segunda-feira, 10 de junho de 2013Em solenidade realizada no Teatro do Sesi da cidade de Votorantim, com a presença das famílias, seiscentos estudantes da cidade, celebraram a conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Os alunos participaram do treinamento durante os meses de março e maio, em onze escolas da cidade sendo oito municipais e três particulares.
Desenvolvido em Votorantim há quinze anos, o Proerd é uma parceria entre o 40° Batalhão da Polícia Militar (BPMI) e a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Educação. Com duração de dez semanas, o curso leva instruções e orientações aos alunos com idade entre 9 e 12 anos, sobre prevenção à violência e ao uso de drogas. O programa inclui, ainda, noções de cidadania, patriotismo e outros conceitos para a vivência em sociedade.
Instrutor do Proed desde 2008, o cabo Paulo Henrique dos Santos Reis, da Polícia Militar, também acentuou a importância da presença da família que, juntamente com a escola tem um papel fundamental na orientação das crianças e jovens preparando-os para enfrentar e resistir às situações de risco, como o oferecimento de drogas, por exemplo. “O que estamos fazendo aqui, juntamente com a família, é a valorização das boas atitudes, das práticas positivas e isso é o oposto do que grande parte da sociedade costuma fazer. Para as crianças isso é essencial”, comentou Reis.
“No Proerd eles ensinam o que a gente não deve fazer, ensinam o risco das coisas”, com esta frase, o estudante Vitor Henrique Alves Gomes, de 10 anos, definiu o que aprendeu durante o treinamento. O aluno da Escola Municipal Aurora Fontes aprendeu ainda que as drogas e o álcool causam riscos à saúde na cidade Votorantim e “muitos problemas para quem usa e para a família”. Já Camili Eduarda Cravo de Camargo, de 10 anos, disse que uma das coisas que aprendeu no Proerd foi a evitar as drogas. “Se alguém me oferecer eu vou responder não, muito obrigada, mas eu não quero”, ensinou a estudante.
As escolas municipais que participaram do programa neste primeiro semestre do ano foram: Prof° Walter Rocha Camargo, Profª Aurora Fontes, Profª Patrícia Maria dos Santos, Prof° Antônio Vicente Bernardi, Profª Helena Pereira de Moraes, Profª Sueli da Silva Paula, Profª Maria Luíza Jacowicz, Prof° Dides Crispim Almeida Antônio. Também participarão três escolas particulares: Colégio Pequena Sementinha, Sesi e Colégio Bela Alvorada e a entidade Recanto Renascer.
Fonte: Prefeitura Votorantim
Mais notícias sobre Votorantim:
- Retomadas obras da Penitenciária Feminina de Votorantim
- Dois são detidos após agressões a esposas e filhos em Votorantim
- Gestantes de risco têm acompanhamento especial em Votorantim
- Votorantim: Recape beneficia mais um trecho da 31 de Março
- Canteiro na região central de Votorantim recebe novo paisagismo