Sorocaba e Votorantim discutem educação
quinta-feira, 21 de julho de 2011As cidades de Votorantim e Sorocaba discutirão os rumos da Educação esta semana, em dois eventos distintos. De segunda (18) à quarta-feira, dia 20, acontece o 3º Congresso de Educação de Votorantim. Dezenas de pessoas são esperadas para o evento que acontece na Catedral Quadrangular do Jardim Icatu, onde o tema será a atual educação e os desafios contemporâneos. Já em Sorocaba acontecerá, de quarta-feira à sexta-feira, dia 23, a 13ª edição do Seminário Internacional de Educação. Cerca de 1.500 profissionais são esperados para o evento que ocorrerá no Lar Escola Monteiro Lobato e terá como tema central a humanização.
Encontra Votorantim
Em Votorantim, o evento começa nesta segunda às 8h30 e seguirá até o meio da tarde. Na programação está prevista palestra do professor doutor Marcos Méier, que falará sobre motivação e auto-estima como estímulo para aprendizagem; e a partir das 14h haverá conferência com o tema bullyng, ministrada pela professora Cléo Fante. Na terça-feira (19), o evento também acontece entre às 8h30 e o meio da tarde. Está programada a palestra da professora mestre Francisca Giacometti Paris, que falará dos desafios da educação inclusiva.
Mais à tarde, a partir das 14h, a professora doutora Rosita Edler fará conferência sobre a importância da emoção e razão dentro da escola. Na quarta-feira, dia 20, a programação será das 8h30 ao meio-dia, com discussão sobre a criatividade e a neurociência dentro da sala de aula. Falarão sobre o assunto os professores doutores Egídio José Romanelli, Guilherme Ballance Romanelli e Berenice Ballance Romanelli. O 3º Congresso de Educação de Votorantim acontece na Catedral quadrangular, que fica na avenida São João, 677, no Jardim Icatu.
Sorocaba
Já em Sorocaba o 13º Seminário Internacional de Educação começa na quarta-feira, dia 20, a partir das 18h, no Lar Escola Monteiro Lobato, no jardim Pagliato. O evento espera reunir mais de 1.500 profissionais, de mais de 50 cidades de São Paulo e outros estados. O tema principal desta edição é “Humanização, Educação e Gestão” e, logo após a cerimônia de abertura, às 19h, haverá apresentação especial do maestro João Carlos Martins, com o tema “A Música que Humaniza”.
Na quinta-feira, dia 21, a programação acontece das 8h30 até o fim da tarde. Haverá conferência “Conversa sobre Educação” a partir das 8h30 com o escritor Rubem Alves; às 10h30 a conferência “Ética na Educação”, com professora e escritora Teresinha Rios; às 14h o tema será “Transformando a Sala de Aula”, com o professor e escritor José Inácio da Silva Pereira (Pachecão); e às 15h30 o tema será “O Educador do século 21″, com Augusto Cury .
Na sexta-feira, dia 22, a programação também ocorre durante todo o dia. Está previsto para às 8h30 a conferência “Liderança, Gestão Escolar e Pedagógica. O desafio de fazer acontecer”, com o professor Júlio Furtado, que também é psicólogo e escritor; às 10h30 o tema será “Educar em uma Sociedade Líquida”, com o professor Javier Urra – psicólogo, patrono do Comitê Espanhol da Unicef – quando a mesa será presidida por Laelso Rodrigues, presidente da <BF>Fundação Ubaldino do Amaral (FUA)<XB>, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil de 2001 a 2008.
Às 14h haverá a conferência “Viver a Escola”, com o professor Clóvis de Barros Filho, mestre em Ciência Política e doutor em Ciências da Comunicação; e às 15h30, na última conferência, o tema será “Viver é como Velejar; Vale Vencer”, com o iatista Lars Grael. O Lar Escola Monteiro Lobato fica na rua Antônio Aparecido Ferraz, 1111, no jardim Itanguá 2, em Sorocaba.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul