Gestantes de risco têm acompanhamento especial em Votorantim
segunda-feira, 8 de abril de 2013As mulheres de Votorantim que possuem algum fator de risco durante a gravidez recebem uma atenção especial no Programa Pré-natal de Risco, oferecido no Ambulatório de Saúde da Mulher e da Criança. O serviço na cidade de Votorantim, mantido pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde, acompanha uma média de 90 gestantes em todas as etapas da gravidez e no primeiro trimestre de 2013 realizou 534 atendimentos, uma média de 170 por mês.
As gestantes são encaminhadas ao ambulatório pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) quando algum fator de risco para a mãe ou para a criança é identificado. Entre os fatores de risco mais comuns estão diabetes, hipertensão, gestações anteriores com alguma intercorrência, partos prematuros, histórico de epilepsia, miomas e cardiopatias, por exemplo. Mulheres obesas, com idade superior a 40 anos ou adolescentes também são encaminhadas, como informou a ginecologista e obstetra do programa, Katie Pedroso Rodrigues.
Conforme a médica, com o acompanhamento mais próximo e frequente, é possível estabilizar o quadro clínico garantindo uma gravidez mais tranquila, prolongar a gestação evitando partos prematuros, mal formações e até os óbitos intrauterinos. “A hipertensão materna, por exemplo, leva uma menor irrigação para o bebê que pode apresentar restrições de crescimento, baixo peso e outros riscos. Com a mãe tratada adequadamente, esses fatores são reduzidos”, salientou.
Outras doenças metabólicas também são indicativas para o atendimento especial durante a gravidez. No caso de Adriana Cristina Vieira, de 27 anos, o acompanhamento foi recomendado por causa do hipotireodismo (insuficiência da glândula tireóide). Grávida do terceiro filho, ela conta que se sentiu mais segura com o acompanhamento mais frequente. “Aqui são feitos mais exames justamente para poder acompanhar e as consultas podem ser mais próximas, eu gosto bastante”, comentou na sala de espera.
Com 35 semanas de gestação, Adriana já tem observado sinais de que a pequena Isadora está prestes a nascer. “A ansiedade é grande”, confessou a mãe, ao lado do marido Wellington Albertino, de 22 anos. Na consulta, a médica confirmou a boa evolução da gravidez e, após ouvir os batimentos cardíacos de Isadora e fazer o exame clínico da mãe, tranquilizou o casal sobre a possível antecipação do nascimento.
Primeira consulta
Quem chega para a primeira consulta, além de passar pela médica, também é atendida por uma enfermeira e pela assistente social do programa que identificam riscos sociais e fazem orientações sobre alimentação, bons hábitos, vacinação e cuidados diversos que devem ser observados pelas gestantes. Mãe de Luiz Guilherme, de 5 anos, Flávia Eloísa Barbosa, de 19 anos, está grávida pela segunda vez e foi encaminhada ao ambulatório devido à pressão alta.
Neste primeiro atendimento, fez uma checagem geral do seu histórico obstétrico, hábitos, doenças da família. Ex-fumante, ela apresentou hipertensão poucos meses antes de engravidar e já estava sendo tratada. No ambulatório, a pressão estava controlada e Flávia foi orientada a voltar em duas semanas trazendo todos os exames que realizou e a carteira de vacinação atualizada.
“É muito importante trazer todos os exames para podermos avaliar e pedir novos. Vou agendar para logo esse retorno”, comentou a médica. Conforme Katie, a frequência das consultas varia de acordo com a paciente, mas pode ter intervalos semanais ou até em menor prazo, se for necessário. Os partos são encaminhados para a Santa Casa de Votorantim ou para o Hospital Regional, no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), dependendo do quadro.
A alta da mulher só ocorre após o nascimento após consulta no próprio ambulatório do Pré-natal de Risco. Já as crianças cujas mães tiveram algum risco na gravidez ficam sendo acompanhadas por pediatra no próprio ambulatório pelo tempo que for necessário. Podem ser crianças prematuras, com baixo peso ou sobrepeso, com alguma malformação ou doença congênita.
Fonte: Prefeitura Votorantim
Mais notícias sobre Votorantim:
- Doação de mudas e horta suspensa é retomada em Votorantim
- Quatro realidades transformadas através do tênis de mesa em Votorantim
- Câmara de Mediação de Votorantim está em novo prédio
- Taxa de mortalidade infantil em Votorantim é menor que a média estadual
- Assaltantes roubam toneladas de fios de cobre de presídio em Votorantim