Crianças de programa social apresentam-se em três cantatas em Votorantim
segunda-feira, 16 de dezembro de 2013Dezembro é época de realizar sonhos. Com todo o encanto que faz parte do período próximo ao Natal, cerca de sessenta crianças de um programa social de Votorantim se tornarão artistas em três apresentações na próxima semana. O Coral Proame Votorantim começou a ensaiar em agosto e juntamente com uma equipe de apoio e produção está finalizando os preparativos para as Cantatas de Natal nos dias 18, 21 e 22 de dezembro, às 20h, na Praça Zeca Padeiro, onde acontece a programação de natal oficial da cidade.
O Programa de Amparo ao Menor é mantido pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Cidadania e Geração de Renda (Seci), em quatro regiões da cidade, Vila Garcia, Itapeva, Jardim Clarice e Conjunto Mário Augusto Ribeiro (Promorar). Cada unidade atende aproximadamente cinquenta crianças e jovens de 7 a 17 anos e oferece atividades artísticas, lúdicas, esportivas e oficinas no período em que não estão na escola. Foi dentro desta programação que, desde setembro, cada unidade passou a ter aulas de canto, com o professor, músico e psicólogo, Lúcio Martini.
Essa variedade de atividades que oferece à criança o contato com um universo diferente daquele que frequenta todos os dias, adquirindo conhecimento, é um dos destaques do Proame, conforme acentua a secretária da Cidadania, Ana Criguer. “Para os pais isso dá tranquilidade porque não estão na rua e para as crianças é a oportunidade de aprender coisas novas, úteis até para escolhas profissionais ou artísticas no futuro”, comentou. Segundo a secretária, a vocação principal do Proame, desde o início, em 1995, quando foi criado pelo prefeito Erinaldo Alves da Silva, é apoiar a criança e o adolescente e, consequentemente, a família.
A expectativa para as Cantatas de Natal é grande, como conta a primeira dama de Votorantim e presidente da Comissão Municipal de Assistência Social (Comas), Helena Amália da Silva, também envolvida com o projeto desde o início. “Vimos a evolução das crianças e o orgulhos dos pais neste processo e agora a população vai poder acompanhar o resultado desse trabalho, prestigiar a apresentação e o esforço das crianças e de todos que colaboraram”, comentou Amália.
Semeando novos cantores
O regente do Coral Proame, Lúcio Martini, tem trabalhado semanalmente com as crianças há quatro meses, desde a base para o ensino do canto. “Iniciamos com a técnica vocal, buscando um equilíbrio entre as vozes, trabalhamos dicção, ritmo, respiração e para eles tudo era novidade, por isso, existe uma grande expectativa com o resultado obtido”, explicou. Segundo o regente, em média a preparação técnica de um coral leva dois anos, mas muitas crianças tiveram uma boa evolução nesta primeira etapa de aulas.
Antes das cantatas, o Coral Proame teve sua estreia no dia 01º de dezembro, na abertura oficial da programação de aniversário de 50 anos de Emancipação da cidade. Com vestuário próprio, o nome anunciado pelo mestre de cerimônias e a plateia atenta, os alunos cantaram o Hino de Votorantim. Depois da solenidade, cantaram músicas natalinas no coquetel servido aos convidados, que aplaudiram e elogiaram a performance.
“Desde o início do projeto, tivemos que trabalhar também questões de comportamento e pontualidade, entender a regência também foi uma novidade para eles”, explicou Martini. Giovana Jacinto da Silva, de 13 anos, aluna do Proame da Vila Garcia confirmou as palavras do maestro. “No começo era muito estranho e eu não entendia que a voz podia mais fininha, foi a parte mais difícil”, revelou. Já Giulia Moriel Ortiz, 10 anos, achou complicado decorar as dez músicas que compõem o repertório da cantata e entender como funcionava o coral. “Quando as pessoas bateram palma, entendi tudo”, finalizou a menina, da Vila Garcia.