Saúde alerta sobre os cuidados contra dengue em Votorantim, SP
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011Fim de ano. Época em que muitas famílias aproveitam para descansar e viajar. Para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Centro de Controle de Zoonoses de guia da cidade Votorantim, no interior de São Paulo, orienta sobre a doença para as famílias que vão aproveitar o período de festas e férias escolares.
Segundo o departamento, é importante que as pessoas fiquem atentas se estão indo para regiões onde há registro de dengue, pois aliado ao período de chuvas intensas, as viagens contribuem para a disseminação da doença.
Se ao retornar de viagem alguém da família tiver sintomas, como dor de cabeça, febre alta, dor nos olhos, dor nas juntas, falta de apetite e manchas vermelhas pelo corpo; deve procurar atendimento médico o mais rápido. A detecção precoce da doença pode contribuir que uma ação de bloqueio seja realizada na região onde o paciente vive.
O último caso registrado em Votorantim foi dia 19 de julho deste ano. Os casos suspeitos e registrados são encaminhados para análise, e enquanto isso a equipe de profissionais da Zoonoses realiza o bloqueio nos bairros.
É importante salientar que todas as pessoas com sintomas de dengue devem procurar pela Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para diagnóstico precoce e mesmo antes de se dirigir ao médico já iniciar a hidratação mesmo que não seja soro caseiro, bebendo muita água já ajuda bastante.
A população pode ajudar na prevenção e no combate à dengue. A Zoonoses pede aos moradores que se souberem de casas ou terrenos abandonados que possam ser criadouros do mosquito, que entrem em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, que fica na Avenida Santo Antônio, s/ nº, ou pelo telefone (15) 3243-3807.
Fonte: G1