Trabalho na rede municipal de ensino em Votorantim garante sucesso na adaptação dos alunos
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012É no espaço educativo que as crianças começam desde cedo a ser envolvidas num processo de aprendizagem que faz a diferença. Para os bebês os primeiros dias são os decisivos para que tomem gosto pela escola. O olhar atento das professoras e o amor que transmitem às crianças constitui o ponto forte para a adaptação e aprendizagem.
A rede municipal de ensino da Prefeitura em guia Votorantim conta com 14 CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil), ao todo são 1619 crianças, que estão no berçário na faixa etária a partir de 4 meses e no maternal com 3 anos até completar 4.
Essas escolas promovem um projeto pedagógico que visa o desenvolvimento das crianças em vários aspectos: físico, emocional, intelectual e cognitivo, através de atividades que variam de acordo com a faixa etária das crianças, sendo elas: a arte, a música, os contos, o brinquedo e o brincar, sendo que este último propicia o desenvolvimento afetivo, social e intelectual da criança.
Uma das unidades a contar com esse trabalho é a “Alda Luchini Vial” localizada no bairro Ângelo Vial, com atendimento em berçário I e II, maternal I e II e também alunos de 1ª e 2ª fases de Educação Infantil. Para a direção da unidade escolar o trabalho diferenciado em relação a adaptação da criança está na acolhida que é um importante instrumento para que ela se socialize com o ambiente escolar, já que a mãe não pode ficar o tempo todo com ela.
Para a direção da escola os primeiros dias são os decisivos para que a criança tenha prazer em estudar. “O primeiro passo é a acolhida que passa confiança e carinho, além do atendimento individualizado, nessa hora o auxílio vem da mãe que nos passa como a criança é e do que ela gosta. A partir daí entramos com a parte pedagógica, acompanhada de perto pela direção e coordenação da unidade”, conclui a diretora Andréia.
Um dos exemplos, são as atividades envolvendo a música, que transmite amor, alegria e o resultado as crianças aprendem ouvir, identificar e reproduzir os sons e socializar.
Fonte: Prefeitura de Votorantim
Mais notícias sobre Votorantim:
- Parceria entre Prefeitura de Votorantim e CPFL melhora iluminação na região central
- Votorantim e Itu são as únicas da região que têm favelas
- Homem é preso por violência doméstica em Votorantim
- CAT Votorantim informa as vagas de emprego
- Votorantim: Creche do Jardim São Lucas entra na fase de acabamento