Volume de chuva registrado em Votorantim é o mesmo que causou tragédias em outras cidades
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012O grande volume de águas que caiu sobre o município de Votorantim no último sábado (21), deixou a Defesa Civil e autoridades em estado de emergência. O índice pluviométrico registrado neste dia foi de 142 milímetros, volume comparado a de outras cidades que causou tragédias. Volume até mesmo inferior a este já chegou a causar estragos em outras cidades, como desabrigar famílias e até mesmo causando mortes.
Assim que notou-se o grande volume de água, foi decretado estado de emergência na cidade e todas as equipes ligadas a Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e Serviço Autônomo de água e Esgoto (Saae) saíram as ruas para fazer o atendimento. Vale apena lembrar que não houve vítimas e nem mesmo desabrigados e desalojados. Pela quantidade de água que caiu num curto período de tempo, a cidade até que suportou bem a tromba de água, levando em consideração que poderia ter ocorrido o pior, tendo em vista que o nível do rio Sorocaba subiu mais de um metro e meio.
No Vale do Ribeira, por exemplo, em agosto de 2011, foram registrados 127 milímetros em três dias, o que deixou a cidade em Estado de calamidade pública, com 1,5 mil desabrigados e sete mil pessoas desalojadas.
Em janeiro de 2011 a média do mês para Nova Friburgo era de 123 mm, mas em 24 horas caiu 166 mm de água, contribuindo para causar toda a tragédia registrada.
Em guia de Votorantim a chuva teve início às 18 horas e até por volta das 19h40, quando ela diminuiu o volume foram registrados 115 mm, o que ocasionou alagamentos em vários pontos e fortes enxurradas nas principais vias da cidade. Neste dia, a Defesa Civil registrou ocorrências de alagamentos no Fornazari, em galerias e bocas de lobos na avenida São João, Celso Miguel e Santos Dumont.
No município a Defesa Civil já decretou estado de emergência, tanto é que empresas serão contratadas em caráter emergencial para reparar os danos causados pela chuva, principalmente no que se refere a asfalto, galerias e bocas-de-lobo. Nesses dias a Defesa Civil mantém-se em estado de alerta, de acordo com as previsões.
Fonte: Prefeitura de Votorantim