Votorantim coleta dados para ações de combate a dengue em 2012
quarta-feira, 9 de novembro de 2011O Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde guia de Votorantim finalizou neste mês o Levantamento de Índice Rápido (LIRA) com o objetivo de obter uma estimativa do avanço do mosquito da dengue e do índice de larvas. Esse tipo de análise foi realizado em todos os municípios do Estado de São Paulo. Esses dados somados aos obtidos na ADL (Atividade de Densidade Larvária) serão importantes para o planejamento das ações de combate para 2012.
Em um único mês, a equipe de quatro agentes de Zoonoses visitou 623 casas, divididas em 33 quadras espalhadas pela cidade. Dentro da análise, foi possível identificar o bairro Jardim Serrano com o maior receptor e mantenedor de grande número de criadouros. Outro dado é que latas e plásticos utilizáveis são os principais objetos a acumular água parada e larvas.
Mesmo com estes dados, o número encontrado é pequeno se considerado o mês regente. Segundo a Secretaria de Saúde, o período com maior incidência varia entre dezembro e fevereiro, momento este, que uma equipe maior de agentes realiza mutirões de inspeção nas residências de todo o município, principalmente nos bairros em que o índice presencial do mosquito seja alto.
A população pode ajudar na prevenção e no combate à dengue. Se você, munícipe, sabe de casas e terrenos abandonados que possam ser criadouros do mosquito, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, que está localizado na Avenida Santo Antônio, s/ nº, ou pelo telefone (15) 3243-3807.
Fonte: Prefeitura de Votorantim
Mais notícias sobre Votorantim:
- Votorantim cria grupo de trabalho para abordar prevenção da gravidez precoce e saúde do jovem
- Votorantim reúne crianças e adolescentes para discutir direitos
- Alunos do curso de cabeleireiro oferecem corte gratuito em Votorantim
- CAT Votorantim informa as vagas de emprego
- Bamberg lança nova cerveja com nome de música em Votorantim