Votorantim: EJA abre matrículas e gera oportunidades de alfabetização
sexta-feira, 21 de outubro de 2011“Meu sonho era ler, hoje aos 56 anos, estou tendo a oportunidade. Estou feliz com o que já aprendi”, disse a dona de casa Maria do Nascimento, aluna do EJA (Alfabetização de Jovens e Adultos), mantido pela Prefeitura da cidade de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação.
E com o objetivo de incentivar que outras pessoas vivam a mesma experiência que dona Maria, o Departamento Supletivo e Profissionalizante abre vagas para novas turmas que pretendem cursar o ciclo I do Ensino Fundamental (1° a 5° ano). Podem se matricular pessoas com idade superior a 15 anos em qualquer unidade da rede municipal de ensino. O interessado precisa apresentar o documento de identidade (RG) e comprovante de endereço, de segunda a sexta-feira, das 08 às 16 horas.
Sebastião de Souza Senna, 55 anos, também conta com orgulho os ganhos com o curso. “Só sabia assinar o meu nome e agora já sei ler e escrever. O aprendizado me deu mais visão. Estou muito contente, meu filhos me incentivam para continuar”. Natural de Caraí em Minas Gerais, conta que quando criança morava num sítio de difícil acesso à escola e quando adolescente começou a trabalhar na roça para ajudar os pais na roça. “Fui adiando meu sonho, casei, cuidei dos filhos e agora tenho a oportunidade de freqüentar a escola. Agora quero realizar outro sonho, tirar a carteira de motorista. Será um novo desafio, mas vou em frente”.
Outra aluna entusiasmada pelo curso é Olanira Tiburcio Petronilho, 65 anos, casada tem dois filhos e cinco netos. “Toda vida tive vontade de ler e escrever e hoje estou aqui, e meu marido e meus filhos me incentivam”. A costureira que gosta muito de música conta que hoje tem orgulho em ler as letras preferidas. “Quando a gente não sabe ler o desafio é maior. Hoje já toco vários hinos evangélicos e o próximo desafio será tirar a carteira de motorista. A vida é assim, não pode parar”.
O objetivo do programa é contribuir para a universalização do ensino fundamental, promovendo ações de alfabetização e incentivando jovens desde os 15 anos até os idosos. Atualmente 45 alunos frequentam o curso em dois núcleos nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) “Profª Edith Maganini” (Vossoroca) e “Prof. Walter Rocha de Camargo” (Vila Nova Votorantim).
Para a professora Suely Dias Vieira, o método de alfabetização é simples. “É só dar condições aos alunos de pensar e argumentar com situações que vivenciam no dia-a-dia”, explica. “Trabalho muito a leitura e a escrita partindo do que já sabem, assim ampliando para letras, sílabas, palavras e frases. O importante é sempre motivá-los”, contou a professora da unidade do Vossoroca.
Fonte: Prefeitura de Votorantim