Votorantim inaugura centro para idosos
sexta-feira, 29 de julho de 2011Na tarde de ontem, data de comemoração do “Dia dos Avós”, a Prefeitura de guia da cidade Votorantim inaugurou o Centro para Atendimento ao Idoso “Shirley Peinado Bernardi”. O objetivo do espaço, que fica em frente à praça “Senador José Ermírio de Moraes”, no bairro Dominguinho, é oferecer oportunidade de ressocializar o cidadão carente, com idade acima de 60 anos. As inscrições para participar começam hoje e as atividades devem começar na próxima segunda-feira.
De acordo com o prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT), a unidade tem capacidade para 25 idosos, mas começará atendendo 15 deles. “Iremos ampliar progressivamente, de acordo com a procura”, disse. Com participação do projeto “Quero Vida”, do Governo do Estado, o Centro de Convivência funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h com atividades recreativas, físicas, lazer, interação social e passeios. Os idosos serão atendidos por funcionários públicos de diversas áreas, como assistente social, auxiliar administrativo e auxiliar de enfermagem, além de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.
Pivetta destaca que os atendidos terão ainda direito a transporte que vai buscá-los e levá-los, além de três refeições diárias. O prefeito enfatizou que o serviço não é para aqueles que já desfrutam de rico convívio social e nem para os que sofrem com doenças que impedem o convívio. “O projeto não é para o idoso ativo, que participa de atividades da terceira idade nem para aqueles que precisem de cuidados médicos diários. É para o idoso que, por uma série de situações vai perdendo o convívio social, que pode causar inclusive depressão”, afirmou.
Solidão
Sem visão no olho direito e com o esquerdo comprometido por complicações de hipertensão, a viúva Léia Arnóbio Pinto, de 76 anos, fica sozinha durante todo dia. “Minha filha sai trabalhar pela manhã e volta só depois das 6 da tarde. Minha outra filha vai me ajudar durante o dia, na hora de dar comida, mas eu fico muito sozinha e muito triste. Eu achei que ia morrer logo, mas Deus me deu chance de viver mais, mas não gosto de ficar sozinha”, disse.
Manoel Martins da Silva, 78, também possui dificuldade para enxergar e afirma que a única forma de lazer que tem é passear pela avenida 31 de Março, uma das principais da cidade. Ele mora nos fundos da casa de uma das filhas, no bairro Fornazari, mas a solidão também o acompanha bastante. “Ela sempre trabalha e eu não tenho muito o que fazer”, contou.
Os pais de Eliana Belanga Gimenes Garcia, 46, ainda vivem juntos, mas ficam sozinhos a maior parte do tempo. “Por mais que a gente consiga ajudar a levar ao médico e passear em datas especiais, infelizmente não tem como ficar o tempo todo. Então eles vão se isolando”, disse. O pai, Bernardo Gimenes Gomes, 76, procura dar umas voltas pelo bairro durante o dia, mas a mãe, Maria Belanga Gimenes, de 71, já apresenta quadro de depressão e prefere ficar em casa, sozinha. “Tenho certeza que se ela puder, vai participar das atividades e melhorar da depressão”, disse Eliana.
Inscrições
Os interessados em participar das atividades oferecidas no centro de convivência poderão se inscrever a partir de hoje, no próprio local, que fica na rua Sorocaba, 578, na Vila Dominguinho. É necessário apresentar cópia dos documentos de identidade do idoso e do responsável, comprovante de endereço de ambos e preencher uma ficha cadastral entregue no ato da inscrição. Os inscritos passarão por uma consulta com médico geriatra, além de receber uma visita da coordenadoria do projeto e da assistente social na casa do idoso para avaliar as condições sociais e familiares. Outras informações pelo telefone (15) 3353-8640.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
Mais notícias sobre Votorantim:
- Votorantim: COMDEMA inicia as atividades de 2012
- Sindicância investiga faltas e atrasos de médicos em Votorantim
- Prosseguem as obras da nova escola no Rio Acima, em Votorantim
- Votorantim realiza 19ª Copa Brasil de Futebol Infantil
- Feira das Águas encerra atividades comemorativas a Semana da Água em Votorantim